Notícias

Série “Cuiabá 20 Anos” – Os goleiros que mais jogaram pelo Dourado

publicado em 26 de novembro de 2021

Em mais um capítulo da série “Cuiabá 20 Anos”, vamos contar um pouco da história dos goleiros que mais jogaram pelo Dourado, com base em levantamentos feitos pelo pesquisador Sergio Santos.

Heverton Perereca foi o primeiro goleiro do Cuiabá. Victor Souza foi o que mais jogou, conquistou o acesso à Série B do Brasileiro, a Copa Verde 2019, e os estaduais invictos de 2018 e 2019. João Carlos foi o goleiro do acesso histórico ao Brasileirão, Walter o goleiro titular na primeira Série A do clube, além de outros arqueiros históricos como Willian Alves, Gatti e Emerson, que defendeu um pênalti que salvou o Cuiabá do rebaixamento para a Série D do Brasileiro em 2013. Tem até goleiro que já marcou gol, Henal em 2016.

10º – Heverton Perereca – 31 jogos

Heverton Perereca se aquecendo no gramado do Verdão

Nascido em Cuiabá, Heverton Perereca começou a jogar bola no Boa Esperança, clube amador do bairro Santa Amália. Jogou no Mixto e foi para o interior de São Paulo, passando por clubes como Guarani e Comercial de Ribeirão Preto. Baixo para os padrões de goleiros, mas muito elástico e ágil, Heverton ganhou o apelido que carrega até hoje.

– Não sou muito alto. Tenho 1,82m, mas me destacava pela agilidade. O apelido de Perereca me deram no colégio São Gonçalo, antes mesmo de ser profissional. Tenho quatro títulos Mato-grossenses e também quatro da Copa MT – explica Perereca, que conta abaixo um pouco da sua carreira.

– Rodei alguns clubes do interior de São Paulo e em 2002 o Gaúcho me chamou para vir para o Cuiabá, que iria disputar seu primeiro Estadual. Eu era amigo do Gaúcho e fomos campeões sub-20 com a Asdem, nos anos 90. Fui o primeiro goleiro do Cuiabá e também o capitão. Para o time que foi campeão estadual de 2003, ajudei indicando alguns amigos, como o Filhão, Fabinho, Clebinho e o Buiú. O técnico Oscar Conrado trouxe mais alguns atletas do Rio e o time foi criando corpo. Na semifinal, enfrentamos o União de Rondonópolis, que era muito forte. Tínhamos perdido um amistoso para eles por 4 a 0, mas na semifinal conseguimos passar e fomos campeões contra o Barra – relembra.

Perereca ficou no Cuiabá apenas em 2003 e saiu para Brasília e defendeu clubes como Luverdense, CSA-AL, Genus-RO, e União Barbarense. Em 2010, Heverton retornou ao Dourado para mais uma temporada e realizou um dos jogos que recorda com mais carinho.

No dia 13 de fevereiro de 2010, o Cuiabá empatou em 0 a 0 com o Luverdense no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pelo Estadual, graças a grande atuação de Perereca, que defendeu três penalidades.

Perereca defendendo a cobrança de Paulinho Marília

– No primeiro tempo, o Luverdense teve um pênalti e eu peguei a cobrança do Paulinho Marília. O Alinor (Silva da Paixão, o juiz), disse que eu me adiantei e mandou bater de novo. Eu novamente defendi a batida do Marília, mas o Alinor de novo disse que eu me mexi. Na terceira cobrança eles mudaram e colocaram o Maicon Gaúcho. Eu toquei na bola e ela pegou na trave antes de sair. Seguramos o empate lá – conta Perereca.

9º – Matheus Nogueira – 37 jogos
Na nona posição entre os goleiros que mais jogaram pelo Dourado aparece Matheus Nogueira, que faz parte do elenco atual que disputa o Brasileirão. São 37 jogos oficiais. Natural de Jaciara, Matheus começou na base do Grêmio, onde ficou do sub-17 ao sub-20. De volta ao Mato Grosso, ele defendeu o Operário-MT e chegou ao Cuiabá em 2018. Fez parte dos elencos que foram campeões estaduais de 2018 e 2019, do acesso para a Série B de 2018, do acesso para a Série A, e do título da Copa Verde de 2019, quando contribuiu efetivamente.

Matheus Nogueira defendeu o pênalti de Michael e colocou o Cuiabá na final da Copa Verde

Na semifinal desta Copa Verde, quando o Cuiabá venceu o Goiás por 2 a 1 no tempo normal e garantiu a vaga na final nos pênaltis, Matheus Nogueira se destacou no tempo normal e também nas penalidades, ao defender a cobrança de Michael, hoje no Flamengo, que garantiu a classificação do Dourado.

Neste primeiro semestre, o goleiro foi emprestado ao XV de Piracicaba, realizando 17 jogos como titular na Série A2 do Paulista.

8º – André Luís – 38 jogos

André Luís comemora em jogo do Cuiabá na Arena Pantanal em 2015

O oitavo goleiro que mais atuou pelo Cuiabá é André Luís. Goiano de Itumbiara, antes de chegar ao Dourado em 2015, já tinha passado por Gama, Luziânia-DF, Formosa-GO, Brasiliense, Itumbiara-GO, Uberlândia-MG, Mixto, Operário-MT, União de Rondonópolis e Vila Nova.

André Luís ficou dois anos no Cuiabá, se revezou com Willian Alves e estava no elenco do Dourado que foi campeão Estadual de 2015. Com a saída de Willian, ele assumiu a titularidade e participou de muitos jogos da Série C do Brasileiro.

Em 2016, André Luís foi campeão Estadual pelo Cuiabá e foi o escolhido o melhor goleiro da competição. Antes da final da Copa Verde de 2015, nos vestiários da Arena Pantanal, André incentivou os companheiros de forma emocionante. O Dourado foi a campo, goleou o Remo por 5 a 1 e ficou com o título. Confira abaixo como foi.

 

7º – Rocha – 39 jogos

Rocha foi o goleiro do Cuiabá no Estadual de 2004

Com a saída de Heverton Perereca em 2004, Mário Rocha do Espírito Santo, o Rocha, assumiu a titularidade do Cuiabá e aparece em sétimo lugar entre os que mais atuaram pelo Auriverde, com 39 jogos. Ele foi titular no bicampeonato estadual do Cuiabá, em 2004, e seguiu no Dourado até 2005.

Rocha é baiano de São Félix e atualmente tem 41 anos. Após deixar o Cuiabá, o goleiro teve carreira sólida no futebol do norte do Brasil, defendendo clubes como Vilhena-RO, Ulbra-RO, Ariquemes-RO, Ji-Paraná-RO, Barcelona-RO, Real Ariquemes-RO, além de Oeste-SP e Poconé-MT. Em 2020, defendeu o Guajará-RO no Campeonato Rondoniense.

Rocha ao fundo, com Gaúcho em destaque. Treinamento de 2004

6º – Walter – 42 jogos

Walter em partida contra o Bragantino, em Bragança, pelo Brasileirão 2021

Com menos de um ano defendendo o Cuiabá, o goleiro Walter aparece na sexta posição no ranking dos que mais atuaram pelo clube. Uma das grandes contratações para a temporada 2021, Walter chegou ao Cuiabá em março deste ano. Assumiu a titularidade e também se tornou capitão. Foi campeão Estadual deste ano.

Walter e ação pelo Mato-grossense 2021

Walter começou sua carreira no XV de Jaú, clube da sua cidade natal no interior e São Paulo. Rodou clubes do Paraná, como Iraty-PR, Rio Branco-PR, Londrina-PR e JMalucelli-PR, no Rio Grande do Sul jogou por Caxias-RS e Novo Hamburgo. De volta à São Paulo, jogou pelo Noroeste e o Paulistão de 2013 pela Barbarense, onde chamou a atenção do Corinthians.
No clube do Parque São Jorge, foram sete anos, títulos brasileiros e paulistas, mas sempre como reserva imediato de Cássio.

Dos 42 jogos com o Cuiabá até aqui, são 10 pelo Estadual, dois pela Copa do Brasil e mais 32 jogos pelo Brasileirão.

5º – Henal – 47 jogos


Titular do Cuiabá entre os anos de 2016 e 2017, o goleiro Henal soma 47 jogos oficiais e é o quinto com mais presenças pelo Dourado. O goleiro desembarcou no Dourado em maio de 2016, após de destacar no Paulistão atuando pelo São Bento-SP. Antes do clube de Sorocaba, porém, ele havia defendido vários clubes do interior de São Paulo e outros estados, como: Força-SP, Osvaldo Cruz-SP, Olímpia-SP, Tupã-SP, Penapolense-SP, Juventus-SC, Anapolina-GO, Inter de Limeira, Rio Branco-SP, Batatais-SP e Guarani-SP.

Henal foi titular do Cuiabá nas Séries C do Brasileiro de 2016 e 2017. No primeiro semestre de 2017, sob o comando do técnico Roberto Fonseca, Henal foi titular na conquista do Campeonato Mato-grossense e com destaque.

Na final, no Gigante do Norte, em Sinop, no dia 7 de maio, o Cuiabá perdeu por 1 a 0 no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis, pois na ida o Dourado havia vencido por 2 a 1 na Arena Pantanal.

A decisão dos pênaltis estava empatada em 3 a 3. Na quarta cobrança do Sinop, Henal defendeu o chute o chute de Alex, colocando o Dourado em vantagem. Héverton e Betinho converteram para o Cuiabá, que conquistou seu sétimo estadual.
Henal também marcou um gol pelo Cuiabá. No dia 03 de julho de 2016, pela sétima rodada da Série C do Brasileiro, o Cuiabá enfrentou o América-RN na Arena Pantanal. O time visitante marcou duas vezes no primeiro tempo, com Thiago Potiguar, aos 25, e Luiz Eduardo, aos 30.

 

O Dourado reagiu na segunda etapa e descontou com Samuel, já aos 41 minutos, e se lançou ao ataque em busca do empate.
Aos 49, escanteio e Henal foi para a área. Na cobrança, ele subiu e tentou de cabeça, dividindo com o goleiro do América. A bola sobrou para Samuel, que devolveu para Henal, que de pé-esquerdo marcou para o gol, empatando o jogo em 2 a 2.

4º – João Carlos – 51 jogos

João Carlos na primeira vitória do Cuiabá na história da Série A contra a Chape

Contratado em janeiro de 2019, João Carlos está na história do clube como o goleiro do histórico acesso à Série A do Brasileirão. Ele tem 51 jogos oficiais e é o quarto com o maior número de partidas pelo Auriverde.
Paranaense de Paranavaí, João começou na base do Athletico-PR e defendeu clubes como Ipatinga-MG, Atlético-GO, Fortaleza, Ponte Preta, CSA-AL e CRB-AL antes de chegar ao Dourado.

João foi o titular absoluto durante a temporada 2020. Na Série B do Brasileiro, atuou em 33 dos 38 jogos e contribui efetivamente para a campanha que terminou com o acesso do Cuiabá para o Brasileirão deste ano.

Na temporada 2021, João estava no gol nas duas primeiras vitórias do Cuiabá em sua história na Série A do Brasileiro, quando o Dourado venceu a Chapecoense, por 3 a 2, no dia 18 de julho, em Chapecó, e depois diante do Atlético-GO, por 2 a 1, na Arena Pantanal, no dia 21 de julho.

João Carlos foi o goleiro do acesso à Série A

– Fico muito contente em ser o quarto goleiro que mais jogou pelo clube. Na temporada passada, tive a oportunidade de jogar bastante, fazer parte e contribuir com nosso acesso. Claro que eu gostaria de jogar mais, porém eu sei do meu papel no grupo e espero ajudar mesmo não entrando no gramado, mas dando forças aos companheiros e mantendo meu melhor nível para quando a equipe precisar. Contente também pois o Cuiabá é um clube especial, um clube novo de muita projeção, organizado, e poder colocar meu nome com essa marca entre os que mais jogaram é muito significativo para mim – contou João.

3º – Gatti – 54 jogos

Gatti em sua segunda passagem pelo Cuiabá, em 2014

Rafael Gatti, com 54 jogos e duas passagens, entre os anos de 2011 e 2014, é o terceiro com o maior número de jogos pelo Cuiabá. Nascido em São Carlos-SP, Gatti começou na base do Cruzeiro e jogou Cabofriense-RJ, CFZ-RJ, Juventude-RS, Brasiliense e Anapolina-GO, antes de ser contratado pelo Dourado. Ele encerrou a sua carreira na Votuporanguense-SP e, atualmente com 37 anos, hoje segue no segue no futebol exercendo a função de gerente.

Gatti foi o goleiro no primeiro acesso em nível nacional do Dourado, da Série D para a Série C do Brasileiro em 2011, e também nos títulos estaduais de 2011 e 2014.

– Cheguei ao Cuiabá em 2011, para a disputa da Série D do Brasileiro. Eu já tinha passado por clubes importantes, como Cruzeiro, Juventude, Brasiliense e Anapolina, quando meu empresário trouxe a proposta do Cuiabá. Um clube empresa, com um projeto a longo prazo, e isso meu atraiu bastante. Fui pesquisar a história do clube e acabei aceitando. Eu cheguei bem no início de quando a família Dresch assumiu o clube, com uma estrutura em crescimento e que acabou se tornando nessa potência que hoje está na Série A do Brasileiro – contou Gatti.

Gatti contra o Santa Cruz, em Rondonópolis, pela Série D de 2011

Em sua passagem pelo Dourado, Gatti destaca a campanha da Série D de 2011 e um jogo em 2014 em especial.

– Na Série D de 2011, nosso treinador era o Ary Marques e com um time de jogadores rodados e experientes nós conseguimos o acesso para a Série C. Tivemos jogos importantes que me lembro bem, como contra o Sampaio Corrêa, no primeiro mata-mata e a disputa para subir contra o Atlético de Tucuruí, no Pará. São vários os jogos que me lembro bem. Em 2014, logo após a inauguração da Arena Pantanal, vencemos o CRB-AL, pela Série C. Foi um jogo muito legal – relembra

2º – Willian Alves – 66 jogos

Willian Alves em aquecimento na Arena Pantanal

O segundo goleiro com mais atuações pelo Dourado é o carioca Willian Alves, que defendeu a meta auriverde por 66 jogos entre 2014 e 2015. Experiente e com passagens de destaque pelo futebol português, Bangu, Luverdense, Joinville, entre outros, Willian quase se aposentou do futebol em 2013, quando preferiu não atuar por nenhum clube para ficar ao lado da esposa que tinha acabado de perder o filho sonhado pelo casal ainda em gestação.

– Fiquei treinando durante este ano, mas as portas foram se fechando por eu não estar jogando. Os clubes até procuravam, mas quando sabiam que eu não estava atuando acabavam não me contratando. No final de 2013, eu decidi que iria parar e avisei minha esposa que só iria treinar mais alguns dias. No último dia que eu iria treinar, o Cristiano (Dresch, vice-presidente) me ligou e me chamou para vir para o Cuiabá. Foi uma felicidade e uma euforia muito grande. Me lembro que me apresentei ao Cuiabá no dia 26 de dezembro de 2013 e ali começou minha história no clube, com o bicampeonato estadual de 2014 e 2015 e também a Copa Verde de 2015 – relembra Willian.

Willian em foto oficial no CT do Dourado, em 2014

Entre os 66 jogos que defendeu o Dourado, Willian se recorda com nostalgia de algumas partidas especiais.

– Podemos jogar na Arena Pantanal logo após a sua inauguração para a Copa de 2014. Me lembro que enfrentamos o Internacional, pela Copa do Brasil, e perdemos com um gol no finalzinho do jogo. Teve também a final do Estadual de 2015, contra o Operário-MT e eles deram uma pressão e eu consegui ajudar com algumas boas defesas no segundo tempo, além da histórica final da Copa Verde, contra o Remo, no que ficou conhecido como “O Milagre do Pantanal”, quando vencemos por 5 a 1, após ter perdido em Belém por 4 a 1. Esse jogo ficou muito marcado não só para mim, mas para todos os jogadores, comissão, torcida e para a cidade, pois foi um feito espetacular. Fico muito feliz em ter defendido o clube e vê-lo na Série A do Brasileiro é um orgulho muito grande – completou Willian Alves.

1º – Victor Souza – 94 jogos

Victor Souza em jogo do Estadual de 2018

E o goleiro com o maior número de jogos pelo Cuiabá é Victor Souza, que defendeu o Dourado por duas temporadas, 2018 e 2019, sendo bicampeão estadual invicto, campeão da Copa Verde, conquistou o acesso à Série B do Brasileiro em 2018, quando o Auriverde foi vice-campeão Brasileiro da Série C.

– Eu estava no Tombense-MG desde 2014 e tinha jogado apenas um jogo em quatro anos. Triste por não estar jogando, mas me dedicava todos os dias como se fosse jogar o próximo final de semana. Em 2017, o Rogério Maia treinador de goleiros da Seleção Olímpica, chegou no Tombense e viu minha situação gostou do meu trabalho e prometeu me ajudar, sem dúvidas, ele foi uma pessoa direcionada por Deus. No final do ano, o Itamar Schulle ligou pra ele pedindo um goleiro que chegasse e jogasse no Cuiabá. O Itamar me ligou e eu aceitei na hora, antes de saber o salário e tempo de contrato – relembra Victor Souza, que, aos poucos, foi ganhando a confiança do clube e teve seu contrato estendido até o final da Série C de 2018.

Logo na primeira competição, Victor foi o titular na conquista do Estadual de forma invicta. Ainda em 2018, ele foi titular na campanha do acesso do Dourado à Série B do Brasileiro.

Em 2019, mais duas conquistas importantes: o Estadual e a Copa Verde. O goleiro lembra que, em sua chegada, morou dentro do CT e se dedicava aos treinos.

Victor comemora o gol que deu a primeira vitória do Cuiabá na Série B, em Criciúma, 2019

– Treinava intensamente, alguns dias até dois períodos pensando só na grande oportunidade da vida. Meu ano novo foi sozinho na piscina, falando com meus familiares e horas conversando com Deus, agradecendo por mudar minha vida, quando pensei em desistir do futebol. Pedi também somente o acesso que seria o divisor de águas na minha vida, mas ele foi tão generoso que me deu dois títulos estaduais invictos, melhor goleiro e menos vazado os dois anos, acesso pra Série B e o título da Copa Verde. Ele me deu essa nova chance e como retribuição me dediquei ao máximo durante todos os dias.

Victor destaca os ensinamentos que recebeu de Ernandes Pantaneiro, que foi seu preparador nos anos de Cuiabá.

– A pessoa mais importante foi o Pantaneiro. Sou e serei eternamente grato a ele por tudo que fez por mim. Foi um paizão. Desde a minha chegada, vi que gostava de trabalhar muito. Isso deu liga em nós. Os conselhos diários, psicologicamente me ajudou muito, me protegeu muito. Por ter apenas 25 anos na época, ele disse no meu primeiro treino: “independente se não estava jogando no último clube, se é novo, se não tem muita experiência ainda, vou te ajudar ao máximo e aqui vai jogar quem está melhor, sou super coerente com tudo”. Então fiz o meu melhor, Deus nos abençoou e juntos entramos pra história do clube com grandes jogos e conquistas – contou Victor, que demostra um carinho enorme pelo Cuiabá.

Pantaneiro foi goleiro em 2010, preparador de goleiros e atualmente é o técnico do sub-15 do Dourado

– O Cuiabá está no meu coração, dos meus pais, toda minha família e meus amigos. O Cuiabá hoje está na Série A e continuo torcendo em todos jogos, pois cheguei atleta e sai torcedor. Fiquei muito triste na minha saída. Queria ter continuado fazendo história, fazendo 100, 200, 300 jogos, mas vejo que tudo é feito da vontade de Deus e, se for da vontade Dele e da família Dresch, um dia voltarei, completarei 100 jogos dando sequência na minha linda história. Sou muito grato ao Cuiabá por tudo, principalmente por mudar a minha vida e da minha família. Um eterno amor pelo dourado – finalizou.

OS GOLEIROS QUE MAIS JOGARAM PELO CUIABÁ:
1º – Victor Souza – 94 jogos
2º – Willian Alves – 66
3º – Gatti – 54
4º – João Carlos – 51
5º – Henal – 47
6º – Walter – 42
7º – Rocha – 39
8º – André Luís – 38
9º – Matheus Nogueira – 37
10º – Heverton Perereca – 31

 

  • Emerson e o pênalti salvador!

Emerson durante o jogo que ajudou o Cuiabá a se manter na Série C

Um goleiro que não está entre os 10 que mais jogaram pelo Cuiabá mas merece destaque é Emerson, que defendeu o clube em 2013. Na Série C do Brasileiro daquele ano, o Cuiabá fazia campanha mediana na competição e chegou nas últimas rodadas brigando contra o rebaixamento.
Emerson já havia feito uma grande partida contra o Águia de Marabá, no Pará, no dia 8 de setembro de 2013. Com defesas espetaculares, ele ajudou a garantir o empate por 0 a 0.

Porém, foi no dia no dia 13 de outubro daquele ano que ele teve participação decisiva. Pela última rodada da Série C, o Cuiabá jogava com o Brasiliense na Boca do Jacaré, em Brasília, precisando vencer para não ser rebaixado para a Série D. O Brasiliense estava brigando pela classificação, mas ainda corria risco de cair.

O time de Brasília abriu o marcador logo no começo do jogo, com Ederson. Aos 21 minutos, o lance decisivo. Pênalti para o Jacaré, que tinha a chance de fazer 2 a 0. Washington na cobrança. Ele bateu forte no canto esquerdo de Emerson, que fez grande defesa e manteve o placar em 1 a 0. O Dourado chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com Grafite, e Ermínio, aos 31 da etapa final, fez o gol da virada do Cuiabá, mantendo o clube na Série C e rebaixando justamente o Brasiliense.

 

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades do Cuiabá EC direto em seu email.