História Atualizada em 07/05/2013
Evolução dos escudos do Cuiabá Esporte Clube
Evolução dos escudos do Cuiabá Esporte Clube

O Cuiabá Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira com sede em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffolli, conhecido como Gaúcho, que atuou por times como Flamengo e Palmeiras.


O início aconteceu com as categorias de base, disputando campeonatos regionais e nacionais. No ano de 2003, o clube ingressou no profissional, conquistando um feito muito importante, sendo bicampeão estadual nos dois primeiros anos disputados(2003 e 2004).


O Cuiabá conquistou vagas para Copa do Brasil e Série C do Brasileiro.


O brasão é baseado no obelisco do centro geodésico da cidade (Cuiabá está no coração da América do Sul), que está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral, que fica na Rua Barão de Melgaço, e que era conhecida como Campo d'Ourique, lugar antigamente utilizado para touradas e manifestações religiosas. Por estar em uma localidade central, foi construída a Assembleia Legislativa, posteriormente sendo substituída pela Câmara Municipal de Cuiabá. Uma estrutura de mármore com pouco mais de 20 metros de altura construída pelo artesão Júlio Caetano demarca o local exato do centro geodésico da América do Sul. A peça relembra a delimitação geográfica medida pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1909.


Primeiro título

O Cuiabá Esporte Clube chega à final do Campeonato Estadual de Mato Grosso jogando contra o Barra do Garças. O jogo aconteceu no Estádio José Fragelli (Verdão) com mais de 10 mil espectadores, que de forma inédita no futebol estadual, o Cuiabá Esporte Clube conquista o título de campeão mato-grossense em seu primeiro campeonato.


Ainda em 2003, participou na série C do Campeonato Brasileiro e ficou em primeiro lugar do seu grupo na primeira fase. Na segunda fase, ganhou do Palmas-TO no primeiro jogo fora de casa e no jogo de volta no tempo regulamentar, perdeu pelo mesmo placar, fato que levou a disputa aos pênaltis onde a equipe foi eliminada.


Segundo título

Em 2004, sagrou-se bicampeão do Campeonato Estadual jogando contra o União de Rondonópolis no Estádio Luthero Lopes lotado com mais de 18 mil pessoas. A equipe também foi vice-campeã da Copa Mato Grosso. Ainda neste ano, participou do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Oscar Conrado foi o técnico que comandou a equipe neste período.


Licenciamento

Nos anos seguintes, após os descontentamentos de Gaúcho com o excesso de desmandos da Federação Matogrossense de Futebol e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador, o Cuiabá anuncia o licenciamento de suas atividades em 2006.


O retorno

Em 2009, o Cuiabá retornou ao cenário do futebol disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Nesse mesmo ano, a agremiação também chegou ao vice-campeonato da Copa Governador, título este finalmente conquistado em 2010, após vitórias de 2 a 0 e 3 a 1 sobre o Operário de Várzea Grande.


O clube é presidido pelos irmãos Dresch, proprietários da Drebor Borrachas, uma indústria localizada em Cuiabá, que adquiriram as ações do clube-empresa vendidas por Gaúcho e resolveram reerguer o nome do Cuiabá. A Drebor também é a patrocinadora principal do clube. Para 2010, o nome escolhido para comandar o Cuiabá foi o do técnico Ary Marques.


Terceiro título

O Cuiabá então conquistou o seu terceiro título mato-grossense, no ano de 2011, desbancando novamente o Barra do Garças na final.

Em 2011, a equipe disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, e consegue o acesso para a Série C de 2012 após vencer os dois jogos das quartas-de-final contra o Independente de Tucuruí-PA pelos placares de 2 a 0 e 4 a 2, respectivamente.


Quarto título

O Cuiabá novamente começou a manter a hegemonia no estado. Apesar do vice-campeonato mato-grossense em 2012, perdendo para o Luverdense nos pênaltis em pleno estádio Dutra, o Cuiabá chegou ao TETRA, desbancando o rival Mixto em 2013, em uma disputa para lá de emocionante. Na ocasião, o técnico Ary Marques venceu o técnico Cláudio Adão.


Quinto título

O clube continua em ascensão em Mato Grosso. Em 2014, o Dourado devolveu ao Luverdense a derrota de 2012, vencendo a equipe do nortão em duas partidas, a primeiro por 1 a 0 no Dutrinha e a segundo por 1 a 0 no estádio Passo das Emas, conquistando o pentacampeonato estadual.


HEXACAMPEONATO MATO-GROSSENSE

 

Em 2015, mais um feito inédito para a história do clube. O Cuiabá Esporte Clube desbancou mais um time de tradição do estado, o Operário, e se tornou pela primeira vez tricampeão Mato-grossense consecutivo. Foi o hexa do clube.

Em dez participações pela Série principal do Campeonato Mato-grossense, o Cuiabá chegou em sete finais e perdeu apenas uma. Nas últimas cinco edições, o Dourado disputou todas as decisões e venceu quatro.

 

PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL - COPA VERDE 2015

 

De forma impressionante, o Cuiabá Esporte Clube conquistou o seu primeiro título nacional. Após uma campanha sem derrotas na competição, inclusive eliminando o rival Luverdense na Arena Pantanal, o dourado levou 4 a 1 do Remo no primeiro jogo da final no Mangueirão, em Belém.

 

Os torcedores do Remo ficaram muito confiantes após a bela vitória e queriam só buscar a taça na Arena. Porém, eles não conheciam ainda a valentia do Dourado, que em campo fez brilhar e aplicou 5 a 1 no jogo da volta, em um emocionante jogo, que deu ao volante Bogé a oportunidade de levantar a primeira taça da Arena Pantanal.


O Dourado (como ficou conhecido) está na sua sétima participação em Campeonatos Brasileiros.

3ª Divisão - 2003 e 2004. Jogou 10 vezes, venceu 5, empatou uma e perdeu quatro.

4ª Divisão - 2011 (terceiro colocado).

3ª Divisão - 2012, 2013, 2014 e 2015. Jogará em 2016.

Na Copa do Brasil o Cuiabá em sete participações com a deste ano (2004, 2005, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016). Fez 14 jogos: Duas vitórias, seis empates e oito derrotas. Entre os empates, um foi contra o Internacional de Porto Alegre(RS) completo, na Arena Pantanal, no dia 01 de maio de 2014. As vitórias vieram contra o Barbalha(CE) e Murici(AL). Em 2015, o Cuiabá foi eliminado pelo Vasco com dois empates, em 1 a 1 na Arena e 0 a 0 em São Januário.



Torcida

Desde 2010 quando o Cuiabá ou "dourado" como assim e chamado carinhosamente pelos seus torcedores, começou a investir mais em seu elenco e foi ganhando prestígio na sua cidade ganhando títulos locais e tendo um acesso da série D para a série C da liga nacional brasileira, rapidamente foi ganhando força da imprensa local e dos moradores da região, e com essa força nos últimos 6 anos aumentou muito a sua quantia de torcedores, principalmente nos bairros da zona sul da cidade em uma área conhecida como ("coxipó"), neste local tem uma massa de torcedores. Em 2011 foi fundada a sua primeira torcida organizada (TORC - Torcida Organizada Raça Cuiabana) essa torcida tem uma fama de em todos os jogos em casa ser muito festeira, colorida e barulhenta.


Mascote

O Dourado é um peixe típico de água doce da região mato-grossense, conhecido pela sua valentia. O Dourado valente e brigador ganhou a vaga de mascote do clube. A frase usada pelo clube é "Nasceste predestinado para ser um grande campeão".

 

 

 

TÍTULOS

 

           CAMPEÃO DA COPA VERDE 2015

Campeão (5): 2003200420112013 e 2014 e 2015

 

Campeão (1): 2010 (Invicto)

Vice-campeão (2): 20042009

 

Vice-campeão (1): 2009

 

Categoria de base

 

  • Campeão da COPA FMF SUB-21 2016 (Vaga para a Copa do Brasil de 2017)*

 

Campeonato Mato-Grossense Sub-20

Campeão (2): 20032004

  • Campeonato Mato-Grossense Sub-17

Campeão (2): 20092010

  • Campeonato Cuiabano Sub-20

Campeão (1): 2004

 

RANKING

Posição 2016: 50º

Pontos: 2.369

Posição em 2015: 56º

ÚLTIMO CONFRONTO
NOTÍCIAS COPA 2014 EM CUIABÁ
MURAL DE RECADOS
De Diego para

Vamos atropelar na copa do Brasil avnte Dourado

De marcelo teixeira para

senhor presidente quer um artilheiro contrata o du gaia ex mogi mirim;tupa fc;marilia ac;gremio prudente joga na frente em[...]


© Copyright 2010 - Cuiabá Esporte Clube todos os direitos reservados

facebook twitter you tube