Notícias

Série “Cuiabá 20 Anos” – Os técnicos da história do Dourado

publicado em 29 de dezembro de 2021

A série “Cuiabá 20 Anos” lista os cinco treinadores com mais jogos no comando do Dourado. O primeiro é Ary Marques, peça fundamental na retomada do clube após ser adquirido pela família Dresch. Ao fim do texto, confira ainda o nome de todos os comandantes que já passaram pelo Dourado. Os números são pesquisador Sérgio Santos.

Ary Marques – 124 jogos – 59 vitórias, 34 empates, 31 derrotas – 56,7% de aproveitamento

Treinador com mais jogos no comando do Cuiabá, Ary soma duas passagens ao todo pelo clube, sendo fundamental na retomada após ser adquirido pela família Dresch. Após encerrar a carreira como lateral-direito, o comandante assumiu as categorias de base do Paraná Clube e empilhou títulos. Chegou ao Cuiabá em 2010 e conquistou dois títulos estaduais (2011 e 13), a Copa Governador de forma invicta, além do histórico acesso à Série C em 2011.

Oscar Conrado – 110 jogos – 47 vitórias, 30 empates, 33 derrotas – 51,8% de aproveitamento

Ex-jogador da base do Flamengo, chegou ao Cuiabá em 2003 sendo o primeiro técnico da história do Dourado. Após comandar equipes no Amazonas, Conrado recebeu o convite do fundador do clube, o ex-atacante Gaúcho, pela amizade que ambos tinham quando atletas. Logo de cara, conquistou dois títulos estaduais nas duas primeiras disputas do Cuiabá no Mato-grossense. Sua história se funde com a do clube.

Itamar Schulle – 95 jogos – 50 vitórias, 21 empates, 24 derrotas – 60% de aproveitamento

Treinador no acesso para a Série B, em 2018, Schulle é o terceiro na lista com mais jogos comandando o Dourado. Chegou ao Cuiabá após passar por vários clubes como o Criciúma, Botafogo-PB, Caxias, Chapecoense, entre outros. No mesmo ano que foi contratado levou o Cuiabá à ascensão à Segunda Divisão, com campanha consistente que culminou com o vice-campeonato da Série C. Também foi o treinador nas conquistas de dois títulos do Campeonato Mato-grossense (2018 e 2019).

Fernando Marchiori – 58 jogos – 29 vitórias, 14 empates, 15 derrotas – 58% de aproveitamento

Auxiliar no Luverdense, Fernando Marchiori recebeu a primeira oportunidade como treinador no Cuiabá. E com muito sucesso. Logo na primeira temporada, em 2015, conquistou a Copa Verde, de forma épica com uma goleada sobre o Remo por 5 a 1 após perder de 4 a 1 no Pará, e o Campeonato Mato-grossense em intervalo de menos de uma semana. Comandou o clube na Série C do mesmo ano, mas acabou sendo desligado. Voltou em 2016 e comandou o clube no início da temporada.

Marcelo Chamusca – 43 jogos – 22 vitórias, 14 empates, 7 derrotas – 62% de aproveitamento

Contratado em 2019, Chamusca conquistou o bicampeonato da Copa Verde em 2019, com a vitórias sobre o Paysandu em pleno Mangueirão. Antes de chegar em Mato Grosso, acumulou passagens pelo Fortaleza, Atlético-GO, Ceará, Ponte Preta, entre outros. Ajudou na montagem do elenco que viria conquistar o acesso para a Série A, comandando o clube até a 20ª rodada da Série B, com o Dourado em terceiro lugar.

Allan Aal – técnico do acesso ao Brasileirão

Além dos cinco técnicos com mais jogos, o Cuiabá destaca o período em que Alan Aal esteve à frente da equipe. Foi ele o responsável por levar o Dourado ao histórico e inédito à Série A do Brasileirão. Alan chegou para substituir Marcelo Chamusca, que pediu desligamento para assumir outra equipe, em meio à uma oscilação na tabela da Série B 2020. Em pouco tempo, recolocou o time nos trilhos e conquistou o objetivo final.
Aproveitamento Alan Aal – 17 jogos, 7 vitórias, 2 empates, 8 derrotas – 45% de aproveitamento

Confira abaixo a lista de todos os treinadores da história do Cuiabá:

Oscar Conrado
Mosca
Valter Ferreira
Ary Marques
Luciano Dias
Ary Marques
Mazola Júnior
Gian Rodrigues
Luciano Dias
Márcio Goiano
Fernando Marchiori
Josué Teixeira
Ruy Scarpino
Flávio Araújo
Moacir Júnior
Roberto Fonseca
Itamar Schulle
Marcelo Chamusca
Allan Aal
Luiz Fernando Iubel
Alberto Valentin
Jorginho

Também comandaram o Cuiabá, mas interinamente:
Franco Muller
Eduardo Henrique

Abaixo, galeria com fotos de praticamente todos os técnico da história do Cuiabá:

.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades do Cuiabá EC direto em seu email.