Notícias

Na série “Cuiabá 20 Anos”, os que mais jogaram pelo Dourado

publicado em 15 de novembro de 2021

Neste quarto capítulo da série “Cuiabá 20 Anos”, vamos trazer a relação e contar um pouca da história dos atletas que mais jogaram oficialmente com a camisa do Dourado, com números do pesquisador Sérgio Santos.

11º – Robinho – 87 jogos

Robinho no gramado do Verdão em 2003 diante do Goiás, pela Copa do Brasil

Em 10º lugar, com 87 oficiais e 29 gols aparece o meia Robinho. Ele defendeu o Dourado nos anos de 2003, 2004, 2005, 2009 e 2010. Foi o primeiro camisa 10 do Auriverde, conquistou o bicampeonato de 2003 e 2004. Voltou ao clube em 2009, quando o Dourado retomou suas atividades já sob o comando da família Dresch. Robinho fez parte do elenco que conquistou a segunda divisão do Mato-grossense, em 2009, recolocando o clube na elite do futebol Mato-grossense. Atualmente com 41 anos, Robinho mora em Cuiabá e é comentarista esportivo.

– O Cuiabá é um clube que tenho muita admiração e respeito. Clube que torço. Estou feliz em vê-lo no Brasileirão e torço para que ele permaneça. Foi o clube onde tudo começou na minha vida. Me abriram as portas e pude mostrar o meu valor. Conseguimos juntos o bicampeonato de 2003 e 2004, que foi muito importante para nós jogadores e também para a instituição. Sou muito grato ao Gaúcho, que Deus o tenha, pois é um cara que admirei muito.
No Cuiabá, tivemos muitos momentos felizes e também tristes. No bicampeonato, quase ninguém acreditava em nós. Somente nós, nossa diretoria, patrocinadores e familiares acreditavam que poderíamos realizar esse feito, e, Graças a Deus, conseguimos. O Cuiabá é um clube que sempre honra com todos os seus compromissos e por isso está onde está. Tenho certeza que, em poucos aos, o Cuiabá se tornará ainda maior no cenário nacional – contou Robinho.

10º – Felipe Marques – 93

Com 93 jogos, Felipe Marques é 10º atleta que mais defendeu o Cuiabá em sua história. Vindo do Novorizontino, onde tinha se destacado no Paulistão, o atacante chegou ao Cuiabá em 2019 para a disputa da Série B do Brasileiro e logo se tornou titular do time do técnico Itamar Schulle.
Naquele ano, foram 39 jogos e cinco quatro marcados, entre Série B e Copa Verde, campeonato que o Dourado conquistou o bicampeonato diante do Paysandu, no dia 20 de novembro.
No primeiro semestre de 2020, o atleta voltou ao Novorizontino para jogar o Paulistão, mas depois voltou ao Dourado para a Série B. Novamente titular, o atacante, adorado pela torcida auriverde, fez 30 jogos e marcou cinco gols na campanha que terminou com o acesso ao Brasileirão.
Voltou ao Novorizontino no início deste ano, retornando para o Brasileirão. Já fez 22 jogos nesta Séria A, com dois gols marcados e duas assistências.

9º – Victor Souza – 94 jogos

Victor Souza em um dos seus primeiros jogos pelo Cuiabá, em 2018

Na nona posição entre os que mais defenderam a camisa auriverde aparece o goleiro Victor Souza, com 94 partidas. O arqueiro esteve no clube nas temporadas 2018 e 2019, conquistando títulos e o acesso à Série B do Brasileiro, em 2018.
Victor veio do Tombense-MG e já se tornou titular do time do técnico Itamar Schulle. Já no primeiro semestre de 2018, o Cuiabá foi campeão Estadual invicto. No segundo semestre, veio o tão sonhado acesso à Série B do Brasileiro.
Na temporada 2019, mais um título Estadual invicto, uma boa campanha na Série B, e o título da Copa Verde diante do Paysandu, em Belém, com Victor Souza no gol.

– Glória a Deus por tudo que vivi no clube. Um sonho que tinha desde pequeno se tornou realidade no Cuiabá. O clube está no meu coração e de toda minha família, por tudo que vivi nesses 94 jogos. Única certeza que tenho, é que Deus me escolheu entre muitos para viver dois anos em alto nível pelo Cuiabá e conquistar grandes coisas que era sonho de toda a família Dresch, principalmente como o acesso pra Série B – relata Victor, atualmente goleiro do Paysandu.

8º – Moreno – 96 jogos

Moreno é o segundo maior artilheiro do Cuiabá, com 31 gols

O oitavo atleta que mais vezes defendeu o Cuiabá é Moreno, com 96 jogos. O atacante fez história no clube, pois é o segundo maior artilheiro, com 31 gols marcados, além de títulos e o acesso à Série C do Brasileiro, em 2011.
Moreno chegou ao Dourado em 2009, na retomada das atividades do clube. Fez com Fernando uma dupla infernal para as defesas adversárias. Fez parte do elenco que conquistou o acesso para a primeira divisão do Mato-grossense, em 2009, vindo do Vila Aurora, e ficou até 2013.
Foi peça fundamental no primeiro acesso nacional do Dourado, quando o clube foi para a Série C, em 2011. Moreno foi bicampeão Mato-grossense com o Cuiabá nas temporadas 2012 e 2013.

7º – Anderson Conceição – 97 jogos

Anderson comemora seu gol na vitória diante do Juventude-RS, em janeiro de 2021

Na sétima posição aparece Anderson Conceição, com 97 jogos. O zagueirão chegou ao Cuiabá em junho de 2019, quando o Cuiabá já havia disputado oito jogos da Série B. Anderson estava no Umm-Salal do Catar, mas já somava passagens pelo futebol da Espanha, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, defendeu clubes como Mogi Mirim, América-MG, Bahia, Joinville, entre outros.
Em pouco mais de dois anos de clube, Anderson se tornou ídolo da torcida, conquistou o título Estadual de 2021, a Copa Verde de 2019 e o acesso à Série A do Brasileiro.

– São 97 jogos, seis gols, acesso, títulos e muita história para contar. Muito gratificante poder trabalhar, defender e fazer parte do crescimento do Cuiabá. É continuar trabalhando e espero, em pouco tempo, poder fazer meu centésimo jogo pelo clube, pois é uma meta que tenho. Mas estes 97 jogos já foram muito gratificantes por tudo que aconteceu. Então, são 97 jogos de muito amor, profissionalismo e entrega com essa camisa que levarei para sempre no meu coração – destacou o zagueiro, que segue no clube nesta temporada.

6º – Reinaldo – 98 jogos

Adriano Paraná e Reinaldo durante a final do Estadual de 2013, no Dutrinha

1Com 98 jogos, o zagueiro Reinaldo é o sexto com mais jogos. Ele defendeu o clube entre os anos de 2010 e 2013, anotando quatro gols. Mineiro de Santa Maria de Itabira, Reinaldo dos Reis Pereira chegou ao clube vindo do Villa Nova-MG. Passou também pelo São Paulo-RS, Vila Nova-GO e Rio Preto.
Pelo Dourado, fez parte dos elencos que conquistaram o acesso à Série C do Brasileiro de 2011 e também os títulos Mato-grossenses de 2012 e 2013. Seu último jogo pelo Cuiabá foi justamente na final do Estadual de 2013, quando o Auriverde venceu o Mixto nos pênaltis, conquistando o tetracampeonato.

5º – Natanael e Ednei – 101 jogos

Lateral Natanael em ação no Dutrinha

Em quinto lugar com mais jogos, com 101 partidas, aparece a dupla Natanael e Ednei.
Cuiabano de nascimento, Natanael, hoje com 30 anos, não começou sua carreira no Cuiabá, mas foi pelo Dourado que se destacou no cenário nacional. Vindo do Serra-ES, Natanael desembarcou no Auriverde em 2010. Ficou três temporadas no clube, até sua transferência para o Athletico-PR, em 2014. Foi peça fundamental nas conquistas do acesso à Série C do Brasileiro, em 2011, e também do bicampeonato Mato-grossense de 2012 e 2103.
Após deixar o Cuiabá, o lateral foi para o Athletico-PR, onde ficou por duas temporadas, até ir para o Ludogorets, da Bulgária, clube que defendeu por quatro temporadas e quase 150 jogos realizados. Voltou ao Brasil em 2019 para o Internacional. Ficou dois anos em Porto Alegre e se transferiu para o Atlético Goianiense, onde esteve até a metade deste Brasileirão.

Em 29 de janeiro de 2021, Ednei realizou seu 101º jogo pelo Cuiabá

Empatado com Natanael aparece o zagueiro Ednei, atualmente com 31 anos e defendendo a Ponte Preta, desembarcou no Cuiabá em 2018, vindo do Tombense-MG. O atleta já tinha passado por clubes importantes, como Coritiba, Vitória, Atlético-GO, entre outros.
Logo no seu primeiro campeonato, foi o capitão do time que foi campeão Estadual com o técnico Itamar Schulle. No segundo semestre, um dos pilares do sistema defensivo da equipe que foi vice-campeão da Série C e conquistou o acesso à Série B do Brasileiro.
Em 2019, Ednei disputou o Paulistão pelo Botafogo-SP, antes de retornar há uma semana do início da Série B. Chegou e se firmou como titular, ao lado de Anderson Conceição. O Cuiabá ficou na sétima posição naquela Série B e, no final de 2019, foi campeão da Copa Verde, conquistando o bicampeonato do torneio.
Ednei seguiu no clube para a temporada 2020, quando foi titular, na campanha do acesso ao Brasileirão. Fez seu 100º jogo justamente na partida em que o Cuiabá conquistou o acesso ao Brasileirão, diante do Sampaio Corrêa, na Arena Pantanal, e fez seu 101º e último jogo com a camisa do Cuiabá na partida contra o CRB-AL, no dia 29 de janeiro, na última rodada da Série B.

4º – Jenison – 103 jogos

Jenison comemora gol contra o União pelo Estadual de 2018

Na quarta colocação aparece Jenison, com 103 jogos disputados e 26 gols anotados. O atacante é um dos atletas mais marcantes na história do clube. Ele esteve nas campanhas dos acessos da Série C para a Série B, em 2018, no acesso histórico à Série A do Brasileiro da temporada 2020, e faz parte do elenco do Dourado que pela primeira vez disputa o Brasileirão.
Jenison é o único jogador a ter feitos gols pelo Cuiabá nas séries A, B e C do brasileiro. E foi também artilheiro do Cuiabá no Estadual de 2018, com sete gols, quando o Dourado venceu seu sétimo título Mato-grossense.
Jenison nasceu em Diadema, São Paulo, em 1991, mas logo cedo foi para o Pará. Começou a carreira nas categorias de base do Paysandu e, em 2010, foi para o Athletico-PR, permanecendo por três anos. Passou por clubes como Bragantino, Fort Lauderdale Strikers-USA, JMalucelli-PR e Vila Nova, antes de chegar ao Cuiabá, em 2018. Em 2019, ficou toda a temporada no Paraná Clube, onde realizou 47 jogos e 16 gols. Voltou ao Dourado para a disputa da Série B de 2020. Após a conquista do acesso, foi emprestado ao Novorizontino para jogar o Paulistão, retornando para o Brasileirão.

3º – Fernando – 109 jogos

Fernando é o maior goleador do Cuiabá, com 54 gols marcados

Além de ser o recordista de gols pelo Cuiabá, com 54 marcações, o meia-atacante Fernando é o terceiro no ranking dos que mais entraram em campo com a camisa auriverde, com 109 presenças. Ele atuou pelo Cuiabá entre os anos de 2011 e 2015 e uma rápida passagem em 2017.
Camisa 10 habilidoso, Fernando tinha faro de gol. Chegou a marcar quatro na vitória do Cuiabá por 6 a 2 sobre o Baraúnas, no Rio Grande do Norte, pela Série C do Brasileiro, no dia 21 de julho de 2013
O atleta chegou ao Dourado em 2011 e foi um dos principais responsáveis pelo bicampeonato Estadual de 2012 e 2013 e também do acesso à Série C do Brasileiro, em 2011, quando o Cuiabá foi o terceiro colocado da Série D, e Fernando foi o artilheiro da competição, com 11 gols.
Fernando nasceu em Goiânia teve uma rápida passagem pelas divisões de base do Palmeiras, mas não se adaptou. Em 2008, o meia-atacante retornou ao futebol profissional atuando pelo Mixto, e se destacou ne foi para o Flamengo, mas acabou tendo poucas oportunidades do técnico Caio Júnior, comandante do Fla na época, que o escalava como lateral-esquerdo.
O Cuiabá o contratou no final de 2010 para a disputa do Campeonato Mato-grossense 2011, onde foi artilheiro com 12 gols, e vice-artilheiro da Série C do Brasileiro de 2013, com 10 gols.
Passou também por equipes como Volta Redonda, Atlético-GO, Vila Nova-GO, Luverdense, CRB-AL, Democrata-MG, Santo André, Dom Bosco, entre outros.

2º – Jean – 171 jogos

Jean em partida do Estadual de 2017, na Arena Pantanal

Outro atleta histórico do Cuiabá é Jean, atualmente com 34 anos e ainda em atividade profissional. O volante chegou ao clube na retomada das atividades de 2009 e ficou até 2013. Saiu e retornou em 2017. Anotou 9 gols pelo Dourado e conquistou os Estaduais de 2011, 2013, 2017 e 2018, a Copa Governador de 2010 e esteve nos acessos da Série D para a C e da C para a B do Campeonato Brasileiro.
Volante de muita consistência, formou com Bogé um meio campo de muita sustenção defensiva e força.
Antes de chegar ao Cuiabá, Jean tinha passado por Bandeirante-PR, onde começou a carreira, Operário-MT, Noroeste-SP, pelo futebol da Albânia, e pelo Mixto. Em sua carreira, também passou por clubes como Rondonópolis EC, União de Rondonópolis, Maringá-PR, Rolândia-PR e Luverdense. Neste ano, esteve no Mixto na disputa da segunda divisão estadual.

– Em 2009, disputei a segunda divisão do Mato-grossense pelo Mixto e conquistamos o acesso juntamente com o Cuiabá. Logo depois, fui para o Cuiabá e já ganhamos a Copa Governador de 2010. Fui muito feliz no Dourado, pois conquistei quatro Estaduais e estava nos acessos para as séries C e B do Brasileiro. Torço para o Cuiabá permanecer na elite do futebol brasileiro, pois sei quanto a família Dresch é honesta e merecem ver o Cuiabá onde está.
Passei por outros clubes, mas no Cuiabá foi diferente. Conquistei muitas coisas tanto dentro e fora de campo – disse Jean.

1º – Bogé – 177 jogos

Em 2014, Bogé fez seu único gol pelo Cuiabá e homenageou o irmão, falecido dias antes

Com 177 partidas oficiais, Bogé tem o recorde de jogos com a camisa do Cuiabá. O volante, atualmente com 38 anos e já aposentado do futebol, é o atleta que mais vestiu a camisa do Cuiabá.
Com muita raça e entrega em campo, ele conquistou com o Dourado a Copa Mato Grosso 2010, os Estaduais de 2011, 2013, 2014 e 2015, além da Copa Verde 2015. Além dos títulos, Bogé conquistou o acesso da Série D para a Série C do Brasileiro em 2012.

– Cheguei no Cuiabá em setembro de 2010 e fomos campeões da Copa Governador, conquistando a vaga na Copa do Brasil de 2011. Em 2011, fomos campeões Estaduais, que nos deu vaga na Série D do Brasileiro daquele ano, quando já conseguimos o acesso para a Série C. Voltamos a ser campeões Estaduais em 2013 e sempre conseguíamos vaga na Copa do Brasil. Em 2014, tive uma saída para o CRB-AL, mas logo depois voltei para a Série C. 2015 também foi especial, pois fomos campeões da Copa Verde.
É um clube que faz parte da minha vida. Cheguei em 2010 e o não tínhamos calendário. Era o início de um projeto.
Me lembro que os contratos eram apenas de seis meses e o jogadores precisavam mostrar em campo que mereciam renovar.
Treinávamos na escolinha do Gaúcho e também no Sesc do Osmar Cabral, com pouca infraestrutura, mas que foi crescendo e melhorando a cada ano, com os títulos e o acesso à Série C. Mas a diretoria do Cuiabá sempre foi 100% nos compromissos e nas condições. Chegaram onde chegaram pois são competentes. É uma longa história. História bonita para quem acompanhou.

Bogé é um dos ídolos do Dourado. Apesar do número expressivo de partidas, ele faz apenas um gol, mas importante. A única vez que balançou as redes pelo Auriverde foi diante do CRB-AL, pela Série C do Brasileiro, em 2014, na Arena Pantanal. Foi o primeiro gol de um time mato-grossense no estádio que tinha acabado de ser construído para a Copa do Mundo Brasil 2014. Além disso, Bogé comemorou o gol homenageando seu irmão, falecido dias antes.

– Esse gol diante do CRB-AL, na Arena Pantanal, foi muito importante para mim, pois pude homenagear o meu irmão e também marquei com a camisa do Cuiabá. É uma data que ficou marcada para mim. Um gol maravilho e muito especial para mim – contou Bogé.

ATLETAS COM MAIS JOGOS PELO CUIABÁ:
1º – Bogé – 177 jogos
2º – Jean – 171
3º – Fernando – 109
4º – Jenison – 103
5º – Natanael e Ednei – 101
6º – Reinaldo – 98
7º – Anderson Conceição – 97
8º – Moreno – 96
9º – Victor Souza – 94
10º – Felipe Marques – 93
11º – Robinho – 87

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades do Cuiabá EC direto em seu email.