Notícias

Colaboradores da base participam de palestra sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

publicado em 19 de setembro de 2023

Oficina foi aplicada pelo Ministério Público de MT e direcionada a todos os profissionais das categorias de formação

Os colaboradores, membros das comissões técnicas e staff das categorias de base do Cuiabá participaram, na manhã desta terça-feira (19), de uma palestra voltada para os Direitos da Criança e do Adolescente, aplicada pelo Ministério Público de Mato Grosso em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social-CRESS de MT. O evento aconteceu nas dependências da UNIC.

A palestrante Annelyse Cristine Cândido Santos, Mestre em Política Social pela UFMT, Especialista em Políticas Públicas, Assistente Social e Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão do MP-MT, além de ser vice-presidente do CRESS-MT, abordou temas voltados para a educação e desenvolvimento dos jovens e da importância em realizar trabalhos multidisciplinares na rotina de treinos e atividades dos atletas em formação.

Durante o evento também esteve em debate a necessidade de promover aos atletas em formação a cultura e o lazer, além da garantia dos direitos fundamentais defendidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a saúde, educação, dignidade, profissionalização e proteção ao trabalho e convivência familiar e comunitária.

Educação multidisciplinar: formando atletas e cidadãos

O grande tema em debate durante a palestra foi a importância da promoção e do estímulo aos estudos e à educação multidisciplinar aos jovens atletas para, além de formar jogadores, dar as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos bem sucedidos e com bons valores pessoais e sociais.

Assuntos como educação financeira, direcionamento e planejamento de carreira e a necessidade de cuidados com a saúde em diversas frentes, como nutrição e psicologia foram tratados durante o evento, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Sabemos que a carreira como atleta de futebol é curta e que muitos dos jovens em formação sequer vão chegar a atuar profissionalmente, a estatística nos mostra isso. Então é dever do clube promover a esses jovens uma formação completa para que eles estejam preparados para desenvolver uma carreira e uma vida segura, mesmo que fora do futebol”, destacou o coordenador técnico da base do Dourado, Eduardo Bickel.

Para Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá, a participação dos profissionais de base no evento reforça a atenção do clube com o processo de formação e o compromisso de aprimorar cada vez mais o desenvolvimento das categorias de base.

“Nós, como clube formador, temos uma responsabilidade social muito grande para com esses atletas. Mais do que formar jogadores, precisamos formar seres humanos de caráter e bons cidadãos. Buscamos aprimorar cada vez mais os processos de formação e educacionais dentro da nossa base, e participações em eventos como esse vão se tornar cada vez mais frequentes para capacitar os nossos colaboradores a promover um desenvolvimento adequado a esses jovens”, destacou o diretor.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades do Cuiabá EC direto em seu email.